SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue72THE STATE OF KNOWLEDGE AS A SOURCE FOR RESEARCH IN THE HISTORY OF EDUCATION AND ON THE HISTORY OF IFMT, BRAZIL (1909-2008)CHRYSALIS AND THE TIME OF SAD PASSIONS: trans-formation and teaching (existence) at PRP/UFBA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

MASUDA, Rosimeire Carvalho dos Santos; DIAS, Carmen Lúcia  and  MARIANO, Jorge Luís Mazzeo. A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DE GÊNERO: um estudo de caso numa IES privada do interior de São Paulo. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.99-112.  Epub Aug 03, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.68562.

Este artigo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi investigar em que medida um curso de licenciatura em História de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada proporciona a formação de professores sobre os aspectos teóricos e metodológicos na perspectiva de gênero como categoria de análise. Caracteriza-se pela abordagem qualitativa descritiva do tipo estudo de caso com aporte teórico de gênero. O corpus foi auferido por meio de entrevista semiestruturada e pesquisa documental, examinados pela análise textual discursiva. A apreciação do corpus possibilitou a construção de categorias - e suas subcategorias - denominadas gênero e gênero e formação. Os resultados evidenciaram a existência de alguns entraves que limitam a abordagem de gênero no curso de licenciatura em História da instituição de ensino superior privada investigada, visto que a discussão sobre as relações de gênero se apresenta de forma secundária em algumas disciplinas do curso e não proporciona uma formação adequada para se abordar o tema. A percepção das questões de gênero estabelece uma postura crítica, e reflexiva e, se o profissional da educação não estiver provido de conhecimentos teóricos e metodológicos, pode tornar sua prática parcial acerca do assunto.

Keywords : formação de professores; História; gênero; relações de gênero.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )