SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número72EL ESTADO DEL CONOCIMIENTO COMO FUENTE DE INVESTIGACIÓN EN LA HISTORIA DE LA EDUCACIÓN Y EN LA HISTORIA DEL IFMT, BRASIL (1909-2008)CRISÁLIDA Y TIEMPOS DE TRISTES PASIONES: transformación y reexistencia docente en el PRP/UFBA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

MASUDA, Rosimeire Carvalho dos Santos; DIAS, Carmen Lúcia  y  MARIANO, Jorge Luís Mazzeo. A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DE GÊNERO: um estudo de caso numa IES privada do interior de São Paulo. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.99-112.  Epub 03-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.68562.

Este artigo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi investigar em que medida um curso de licenciatura em História de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada proporciona a formação de professores sobre os aspectos teóricos e metodológicos na perspectiva de gênero como categoria de análise. Caracteriza-se pela abordagem qualitativa descritiva do tipo estudo de caso com aporte teórico de gênero. O corpus foi auferido por meio de entrevista semiestruturada e pesquisa documental, examinados pela análise textual discursiva. A apreciação do corpus possibilitou a construção de categorias - e suas subcategorias - denominadas gênero e gênero e formação. Os resultados evidenciaram a existência de alguns entraves que limitam a abordagem de gênero no curso de licenciatura em História da instituição de ensino superior privada investigada, visto que a discussão sobre as relações de gênero se apresenta de forma secundária em algumas disciplinas do curso e não proporciona uma formação adequada para se abordar o tema. A percepção das questões de gênero estabelece uma postura crítica, e reflexiva e, se o profissional da educação não estiver provido de conhecimentos teóricos e metodológicos, pode tornar sua prática parcial acerca do assunto.

Palabras clave : formação de professores; História; gênero; relações de gênero.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )