SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue72THE INITIAL TRAINING OF HISTORY TEACHERS FROM A GENDER PERSPECTIVE: a case study in a private HEI in the interior of São PauloCURRICULAR ENRICHMENT AS A PEDAGOGICAL PRACTICE FOR STUDENTS WITH HIGH ABILITIES/GIFTEDNESS: a possibility of school inclusion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

GUERRA, Denise Moura de Jesus  and  MACEDO, Roberto Sidnei. CHRYSALIS E TEMPOS DE PAIXÕES TRISTES: trans-formação e reexistência docente no PRP/UFBA. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.113-124.  Epub Aug 03, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.70242.

Tomando o presente cenário de políticas de currículo e de formação docente marcado pelo anacronismo e pelo instrumentalismo excludentes, o artigo em pauta, além de caracterizar esse cenário e suas consequências para a formação de professoras(es), realça práticas formacionais progressistas, bem como argumenta em favor de ações autorizantes e generativas, destacando reexistências docentes nas quais emerge um evidente protagonismo de coletivos de professoras(es), transgredindo e ressignificando essas políticas. Descreve e explicita como o Programa Residência Pedagógica (PRP/UFBA) implica coletivos e instituições educacionais com os quais desenvolve seu trabalho de formação e nos quais professoras(es) (re)criam formas outras de experienciar projetos institucionais de formação com experiências autorais de aprendizagem. No seu veio argumentativo, este escrito demonstra também como, nessas ações, professoras(es) inter-criticizam, ressignificam e transformam políticas de currículo e formação. Nesses termos, experimentam o debate sobre suas implicações teórico-metodológicas, com as quais produzem suas formações, ao mesmo tempo em que afirmam que vidas docentes em formação importam.

Keywords : políticas de currículo; programa residência pedagógica; formação docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )