SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número72LA FORMACIÓN INICIAL DEL PROFESORADO DE HISTORIA DESDE UNA PERSPECTIVA DE GÉNERO: un estudio de caso en una IES privada del interior de São PauloENRIQUECIMIENTO CURRICULAR COMO PRÁCTICA PEDAGÓGICA PARA ALUMNOS CON ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTACIÓN: una posibilidad de inclusión escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

GUERRA, Denise Moura de Jesus  y  MACEDO, Roberto Sidnei. CHRYSALIS E TEMPOS DE PAIXÕES TRISTES: trans-formação e reexistência docente no PRP/UFBA. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.113-124.  Epub 03-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.70242.

Tomando o presente cenário de políticas de currículo e de formação docente marcado pelo anacronismo e pelo instrumentalismo excludentes, o artigo em pauta, além de caracterizar esse cenário e suas consequências para a formação de professoras(es), realça práticas formacionais progressistas, bem como argumenta em favor de ações autorizantes e generativas, destacando reexistências docentes nas quais emerge um evidente protagonismo de coletivos de professoras(es), transgredindo e ressignificando essas políticas. Descreve e explicita como o Programa Residência Pedagógica (PRP/UFBA) implica coletivos e instituições educacionais com os quais desenvolve seu trabalho de formação e nos quais professoras(es) (re)criam formas outras de experienciar projetos institucionais de formação com experiências autorais de aprendizagem. No seu veio argumentativo, este escrito demonstra também como, nessas ações, professoras(es) inter-criticizam, ressignificam e transformam políticas de currículo e formação. Nesses termos, experimentam o debate sobre suas implicações teórico-metodológicas, com as quais produzem suas formações, ao mesmo tempo em que afirmam que vidas docentes em formação importam.

Palabras clave : políticas de currículo; programa residência pedagógica; formação docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )