SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue72CURRICULAR ENRICHMENT AS A PEDAGOGICAL PRACTICE FOR STUDENTS WITH HIGH ABILITIES/GIFTEDNESS: a possibility of school inclusionCHILDHOOD, EDUCATION AND LEARNING: reflections on the film Like stars on earth: every child is special author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

PEREIRA, Mara Dantas  and  SILVA, Joilson Pereira da. OLHARES SOBRE A DISLEXIA, INCLUSÃO E A SAÚDE MENTAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.140-153.  Epub Aug 03, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.64427.

Este artigo teve como objetivo realizar uma reflexão teórica sobre a dislexia, inclusão e saúde mental na educação superior. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido dentro da abordagem de pesquisa bibliográfica, com a utilização de documentos legisladores, técnicos e científicos. O texto está organizado em quatro seções: i) dislexia: características, consequências e seus desafios para o diagnóstico; ii) desafios à inclusão de estudantes disléxicos na educação superior: uma deficiência invisível; iii) repercussões da dislexia na saúde mental de universitários: caminhos de enfrentamento; e iv) discussão dos resultados. Os resultados apontaram possíveis repercussões negativas da dislexia na aprendizagem e saúde mental do estudante universitário. Diante disso, entende-se a importância de as instituições de ensino superior fornecerem recursos de enfrentamento que possibilitem a valorização destes indivíduos, respeitando suas especificidades, por meio de intervenções educativas, para prevenção e promoção da saúde mental no âmbito universitário.

Keywords : dislexia; educação superior inclusiva; saúde mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )