SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número72INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM: reflexões a partir da obra Como estrelas na terra: toda criança é especialUTILIZAÇÃO DO ALFABETO MÓVEL ORGANIZADO POR CRIANÇAS COM TEA: percepções de profissionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

VALENTIM, Fernanda Oscar Dourado  e  OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de. AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.167-180.  Epub 03-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.67307.

A avaliação pedagógica deve ter lugar de destaque nos processos de ensino do aluno com deficiência intelectual já que, por meio dela, é possível levantar aspectos que podem contribuir para o seu desenvolvimento e sua aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar e analisar como tem se configurado as práticas relacionadas à avaliação pedagógica do aluno com deficiência intelectual, no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Foram participantes deste estudo cinco professoras da educação especial da rede municipal de educação de uma cidade do estado de São Paulo. O procedimento de coleta de dados utilizado foi de grupo focal. O software Atlas.Ti 8 foi utilizado para codificação e categorização dos relatos por temas relevantes que se constituíram em unidades de análise discutidas com base na teoria histórico-cultural. Os resultados deste trabalho trazem contribuições para as áreas de estudo em avaliação da pessoa com deficiência intelectual no AEE, além de demonstrarem algumas fragilidades no contexto das práticas avaliativas e, também, a não existência de referenciais ou indicadores sólidos que subsidiem tais práticas.

Palavras-chave : avaliação pedagógica; AEE; deficiência intelectual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )