SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número72USO DE ALFABETO MÓVIL ORGANIZADO POR NIÑOS CON TEA: percepciones de los profesionalesDESERCIÓN AFECTIVA Y PROCESOS DE APRENDIZAJE ESCOLAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

OLIVEIRA, Gisele Coelho de  y  MOCARZEL, Marcelo Siqueira Maia Vinagre. PROGRAMA MAIS INFÂNCIA: análise de uma política para educação infantil no município de Niterói-RJ. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.197-211.  Epub 03-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.68467.

O presente trabalho buscou investigar a trajetória do Programa Mais Infância, política pública criada em 2013 pela Prefeitura Municipal de Niterói, no estado do Rio de Janeiro (RJ), voltada para a expansão das vagas em educação infantil, bem como para a qualificação da oferta. Foi utilizada a análise de conteúdo como ferramenta metodológica para analisar seis entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores municipais e familiares acerca das percepções sobre a política na realidade da educação do ´município. A partir das categorias construídas no campo, buscou-se compreender quais os pontos fortes da política, e os pontos que podem ser aprimorados. Como resultados, conclui-se que o Programa é uma política bem-sucedida, que vem contribuindo para a expansão quantitativa, de acordo com o que o Plano Nacional de Educação demanda, mas também uma política voltada para a ampliação da qualidade social, que leva em conta a valorização e a formação docente, a qualidade da estrutura física das escolas, que fomenta a integração entre o cuidar e o educar, por meio da bidocência e de outras estratégias.

Palabras clave : educação infantil; políticas públicas; Programa Mais Infância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )