Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
SILVA, Fernando de Almeida y FORNASIER, Rafael Cerqueira. ABANDONO AFETIVO DE CRIANÇA E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM ESCOLAR. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.212-232. Epub 03-Ago-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2023.62028.
O artigo sobre o abandono afetivo de criança e processos de aprendizagem escolar tem como objetivo descrever o abandono afetivo na perspectiva interdisciplinar (ciências humanas, ciências sociais aplicadas e biológicas) e identificar as possíveis consequências na aprendizagem escolar infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que propõe realizar uma revisão de literatura (empírica e não-empírica) em obras e autores contemporâneos, ressaltando a importância do complexo afetivo para o desenvolvimento pessoal e social das pessoas. A priori, o fenômeno do abandono afetivo aponta para a impossibilidade de desenvolvimento integral da criança, constituindo-se na sociedade hodierna como um desafio à educação do século XXI. Considerando que a maioria dos casos de abandono no Brasil está relacionada às condições de vulnerabilidade socioeconômicas das famílias, conforme indicadores sociais apresentados na pesquisa, o estudo indica que o exercício da não-afetividade, negligência ou abandono afetivo incidem negativamente no desenvolvimento humano, causando danos irreparáveis em todas as etapas que constituem o processo de aprendizagem escolar.
Palabras clave : abandono; afeto; criança; aprendizagem; escola.