SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número72PROGRAMA MAIS INFÂNCIA: análise de uma política para educação infantil no município de Niterói-RJAFETIVIDADE E GOSTO PELA CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma enquete qualitativa com professores de Ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SILVA, Fernando de Almeida  e  FORNASIER, Rafael Cerqueira. ABANDONO AFETIVO DE CRIANÇA E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM ESCOLAR. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.212-232.  Epub 03-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.62028.

O artigo sobre o abandono afetivo de criança e processos de aprendizagem escolar tem como objetivo descrever o abandono afetivo na perspectiva interdisciplinar (ciências humanas, ciências sociais aplicadas e biológicas) e identificar as possíveis consequências na aprendizagem escolar infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que propõe realizar uma revisão de literatura (empírica e não-empírica) em obras e autores contemporâneos, ressaltando a importância do complexo afetivo para o desenvolvimento pessoal e social das pessoas. A priori, o fenômeno do abandono afetivo aponta para a impossibilidade de desenvolvimento integral da criança, constituindo-se na sociedade hodierna como um desafio à educação do século XXI. Considerando que a maioria dos casos de abandono no Brasil está relacionada às condições de vulnerabilidade socioeconômicas das famílias, conforme indicadores sociais apresentados na pesquisa, o estudo indica que o exercício da não-afetividade, negligência ou abandono afetivo incidem negativamente no desenvolvimento humano, causando danos irreparáveis em todas as etapas que constituem o processo de aprendizagem escolar.

Palavras-chave : abandono; afeto; criança; aprendizagem; escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )