SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue72AFFECTIVE DROPOUT AND SCHOOL LEARNING PROCESSESTESTURES OF EDUCATIONAL NETWORKS IN THE CURRICULUM OF ORIGINATING PEOPLE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

PACHECO, Julia Nunes; ROSA, Cleci Teresinha Werner da  and  DARROZ, Luiz Marcelo. AFETIVIDADE E GOSTO PELA CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma enquete qualitativa com professores de Ciências. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.233-250.  Epub Aug 03, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.63265.

O presente estudo investiga a presença de elementos da dimensão afetiva no cotidiano de dez professores de Ciências do ensino fundamental, por meio de entrevista semiestruturada contendo dez perguntas. As questões abordadas envolvem a formação acadêmica e atuação profissional dos participantes, estrutura de suas aulas, percepção em relação ao ensino de Ciências e seus objetivos, importância da dimensão afetiva durante as aulas e motivação dos alunos. A maioria dos participantes entende a dimensão afetiva como importante, mas não a considera em seu planejamento. Na fala dos entrevistados, sobressai o uso do livro didático que somado a outras fontes, buscam estabelecer aproximações entre os conteúdos científicos e a realidade vivenciada pelos estudantes. Além disso, os professores relatam observar maior empolgação de seus alunos quando realizam atividades práticas e experimentais, ou em determinados conteúdos, entendendo que as aulas de Ciências são capazes de influenciar na escolha da carreira profissional do estudante.

Keywords : motivação; autoestima; dimensão afetiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )