SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue72AFFECTIVITY AND TASTE FOR SCIENCE IN ELEMENTARY SCHOOL: a qualitative survey with science teachersRESEARCH AS AN EDUCATIONAL PRINCIPLE IN ONLINE CLASSES OF SCIENCE AND MATHEMATICS IN ELEMENTARY EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

REIS, Leonardo Rangel dos; MORAIS, Maria  and  CALDAS, Alessandra. TESSITURAS DAS REDES EDUCATIVAS NOS CURRÍCULOS DOS POVOS ORIGINÁRIOS. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.251-264.  Epub Aug 03, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.62395.

O presente ensaio nos remete às origens de nosso país e a força de uma nação que foi dizimada e invisibilizada por centenas de anos. Cremos que as redes educativas são um dos meios de grande potência para nos fazer sentirfazerpensar os modos de vida dos povos originários em constante alinhamento à natureza, porque, como eles afirmam: Nós não cuidamos da natureza, somos a natureza. Daremos ênfase ao movimento ecce femina, pensando na força da mãe Terra, nos rizomas de Deleuze e Guatarri, que eclodem mundos de criações educativas. Em busca de diálogo com os personagens conceituais (DELEUZE, 1992; ALVES, 2012), especialmente com a compreensão dos usos que os praticantes sentemfazempensam com os múltiplos artefatos, com a noção de acontecimento e com a ideia de virtualidade, decidimos evidenciar o movimento ecce femina. Dessa forma, com autores como Alves, Deleuze, Guattari, Foucault, Biesta, Guajajara e outros, estabelecemos uma conversa, através da metodologia de pesquisa assumida por nós, para compreender os movimentos nas redes educativas em suas variadas facetas e conversar acerca deles, nos processos formativos e curriculares dos sentiresfazerespensares que atravessam e criam os cotidianos.

Keywords : povos originários; redes educativas; currículos; cotidianos; conversas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )