SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue72TESTURES OF EDUCATIONAL NETWORKS IN THE CURRICULUM OF ORIGINATING PEOPLEVIRTUAL COLLABORATIVE LEARNING NETWORK: connecting teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

PICOLI, Gabriela dos Santos  and  FERRARO, José Luís. A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO EM AULAS ONLINE DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.265-277.  Epub Aug 03, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.64634.

Este trabalho buscou compreender as percepções de professores de ciências e de matemática acerca da pesquisa como princípio educativo em aulas online na educação básica. Os participantes foram professores/cursistas de pós-graduação stricto sensu de uma universidade privada, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O instrumento de coleta adotado foi um questionário com perguntas abertas e o tratamento dos dados foi realizado utilizando Análise Textual Discursiva (ATD) - que resultou nas categorias emergentes: I) pesquisa como princípio educativo; II) o papel do professor diante da pesquisa nas aulas online; III) implicações da pesquisa na aprendizagem e no desenvolvimento dos estudantes; e IV) desafios enfrentados nas aulas online. A partir disto, concluiu-se que os docentes compreendem a pesquisa em sala de aula como estratégia que necessita estar inserida no planejamento, pois acreditam que ela potencializa a prática pedagógica ao promover experiências investigativas que descentram a relação educativa, conferindo mais protagonismo aos estudantes.

Keywords : educação; ensino de ciências e matemática; pesquisa como princípio educativo; educação básica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )