Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
PICOLI, Gabriela dos Santos y FERRARO, José Luís. A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO EM AULAS ONLINE DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.265-277. Epub 03-Ago-2023. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2023.64634.
Este trabalho buscou compreender as percepções de professores de ciências e de matemática acerca da pesquisa como princípio educativo em aulas online na educação básica. Os participantes foram professores/cursistas de pós-graduação stricto sensu de uma universidade privada, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O instrumento de coleta adotado foi um questionário com perguntas abertas e o tratamento dos dados foi realizado utilizando Análise Textual Discursiva (ATD) - que resultou nas categorias emergentes: I) pesquisa como princípio educativo; II) o papel do professor diante da pesquisa nas aulas online; III) implicações da pesquisa na aprendizagem e no desenvolvimento dos estudantes; e IV) desafios enfrentados nas aulas online. A partir disto, concluiu-se que os docentes compreendem a pesquisa em sala de aula como estratégia que necessita estar inserida no planejamento, pois acreditam que ela potencializa a prática pedagógica ao promover experiências investigativas que descentram a relação educativa, conferindo mais protagonismo aos estudantes.
Palabras clave : educação; ensino de ciências e matemática; pesquisa como princípio educativo; educação básica.