SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número72TESSITURAS EN REDES EDUCATIVAS EN EL CURRÍCULO DE LOS PUEBLOS ORIGINARIOSRED VIRTUAL DE APRENDIZAJE COLABORATIVO: conectando docentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

PICOLI, Gabriela dos Santos  y  FERRARO, José Luís. A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO EM AULAS ONLINE DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.265-277.  Epub 03-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.64634.

Este trabalho buscou compreender as percepções de professores de ciências e de matemática acerca da pesquisa como princípio educativo em aulas online na educação básica. Os participantes foram professores/cursistas de pós-graduação stricto sensu de uma universidade privada, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O instrumento de coleta adotado foi um questionário com perguntas abertas e o tratamento dos dados foi realizado utilizando Análise Textual Discursiva (ATD) - que resultou nas categorias emergentes: I) pesquisa como princípio educativo; II) o papel do professor diante da pesquisa nas aulas online; III) implicações da pesquisa na aprendizagem e no desenvolvimento dos estudantes; e IV) desafios enfrentados nas aulas online. A partir disto, concluiu-se que os docentes compreendem a pesquisa em sala de aula como estratégia que necessita estar inserida no planejamento, pois acreditam que ela potencializa a prática pedagógica ao promover experiências investigativas que descentram a relação educativa, conferindo mais protagonismo aos estudantes.

Palabras clave : educação; ensino de ciências e matemática; pesquisa como princípio educativo; educação básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )