SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue72RESEARCH AS AN EDUCATIONAL PRINCIPLE IN ONLINE CLASSES OF SCIENCE AND MATHEMATICS IN ELEMENTARY EDUCATIONTEACHING OF BIOLOGICAL SCIENCES AND THE CONTEXTUALIZATION OF KNOWLEDGE: an analysis of the teacher training curriculum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

CARGNELUTTI, Daniela Cherobini  and  PAVAO, Ana Cláudia Oliveira. REDE COLABORATIVA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: conectando docentes. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.278-290.  Epub Aug 03, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.66753.

O presente trabalho se ocupou de questões relativas à aprendizagem colaborativa entre professores em formação contribuindo para a criação de redes colaborativas virtuais de aprendizagem como potencial reflexivo para a formação continuada de professores. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório, sendo que a produção de dados aconteceu por meio de questionários elaborados pelo Google Forms e respondido pelos pesquisados totalmente a distância e por meio digital. Os sujeitos desta pesquisa foram professores da rede municipal participantes do programa de formação Letramento e Alfabetização (PROMLA) de Santa Maria, no período de abril a dezembro de 2020. A análise dos dados foi organizada de maneira teórico reflexiva. De posse dos dados analisados foi possível entender que os benefícios da aprendizagem colaborativa estão na interação, na troca, na disposição para colaborar, na comunicação com o outro, na horizontalidade. Como resultado desse trabalho pode-se entender que para se criar uma rede é preciso estar conectado, ou seja, estabelecer uma conexão com seus pares. Para haver colaboração é preciso estar disposto a colaborar, partilhar, apoiar, debater, contribuir, construir algo novo de forma compartilhada, cada um com sua responsabilidade de cooperar.

Keywords : aprendizagem colaborativa; rede colaborativa virtual de aprendizagem; formação continuada de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )