SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número72LA INVESTIGACIÓN COMO PRINCIPIO EDUCATIVO EN LAS CLASES EN LÍNEA DE CIENCIAS Y MATEMÁTICAS EN LA EDUCACIÓN BÁSICALA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS BIOLÓGICAS Y LA CONTEXTUALIZACIÓN DEL CONOCIMIENTO: un análisis del curriculum de formación docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

CARGNELUTTI, Daniela Cherobini  y  PAVAO, Ana Cláudia Oliveira. REDE COLABORATIVA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: conectando docentes. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.278-290.  Epub 03-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.66753.

O presente trabalho se ocupou de questões relativas à aprendizagem colaborativa entre professores em formação contribuindo para a criação de redes colaborativas virtuais de aprendizagem como potencial reflexivo para a formação continuada de professores. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório, sendo que a produção de dados aconteceu por meio de questionários elaborados pelo Google Forms e respondido pelos pesquisados totalmente a distância e por meio digital. Os sujeitos desta pesquisa foram professores da rede municipal participantes do programa de formação Letramento e Alfabetização (PROMLA) de Santa Maria, no período de abril a dezembro de 2020. A análise dos dados foi organizada de maneira teórico reflexiva. De posse dos dados analisados foi possível entender que os benefícios da aprendizagem colaborativa estão na interação, na troca, na disposição para colaborar, na comunicação com o outro, na horizontalidade. Como resultado desse trabalho pode-se entender que para se criar uma rede é preciso estar conectado, ou seja, estabelecer uma conexão com seus pares. Para haver colaboração é preciso estar disposto a colaborar, partilhar, apoiar, debater, contribuir, construir algo novo de forma compartilhada, cada um com sua responsabilidade de cooperar.

Palabras clave : aprendizagem colaborativa; rede colaborativa virtual de aprendizagem; formação continuada de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )