SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número72LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS BIOLÓGICAS Y LA CONTEXTUALIZACIÓN DEL CONOCIMIENTO: un análisis del curriculum de formación docenteCIERRE DE LAS ESCUELAS DE CAMPO: entre los territorios de articulación, resistencia y lucha índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

PALHANO, Dayane Oliveira; SABBAG, Samantha  y  DUEK, Viviane Preichardt. A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO GTT ESCOLA/CONBRACE. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.312-329.  Epub 03-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.67472.

O presente estudo teve por objetivo mapear e explorar a produção científica sobre educação física na educação infantil publicada no Grupo de Trabalho Temático (GTT) Escola do CBCE/Conbrace entre 2005 e 2019. Foi realizada análise bibliométrica de 52 artigos que faziam referência à educação física na educação infantil. Os resultados indicaram que a produção sobre a temática se manteve estável ao longo do período investigado, concentrada na região Sudeste do Brasil e tendo crianças como a principal população investigada, buscando valorizar o seu papel de protagonistas das pesquisas. As palavras-chaves mais empregadas nos estudos publicados são educação infantil e educação física. Conclui-se que a produção científica em torno da educação física na educação infantil vinculada ao GTT Escola, é incipiente em algumas regiões do país, estando concentrada em poucas universidades que produzem sobre o tema, demandando ampliação a fim de subsidiar a formação inicial e estimular o debate sobre a presença de professores de educação física nesta etapa educacional.

Palabras clave : educação física infantil; produção do conhecimento; bibliometria.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )