SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número72PRODUCCIÓN CIENTÍFICA SOBRE EDUCACIÓN FÍSICA EN EDUCACIÓN INFANTIL DE GRUPO TEMÁTICO ESCUELA EN CONBRACECIBERESPACIO Y ESCUELA: dialogar con el saber plural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

OLIVEIRA, Lanna Cecília Lima de; SILVA, Luana Patrícia Costa  y  SILVA, Matheus Ferreira da. FECHAMENTO DAS ESCOLAS DO CAMPO: entre os territórios de articulação, resistência e luta. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.330-342.  Epub 03-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.67227.

Neste artigo, busca-se promover uma reflexão a partir da análise do papel organizacional da sociedade civil na luta contra o fechamento das escolas do campo, com o objetivo de traçar um panorama sobre as articulações em defesa da educação do campo e apresentar um estudo de caso, referente ao processo de resistência e luta relacionada à reabertura da Escola Municipal Maria Emília Maracajá, localizada no sítio São José do Bonfim, no munícipio de Areia, Paraíba. Os pressupostos teóricos que fundamentam esta pesquisa ancoram-se nos estudos de Arroyo (2008, 2014), Caldart (2008), Molina (2008), e outros estudiosos que se debruçam e contribuem nos territórios da educação do campo. A base metodológica utilizada orienta-se por meio da abordagem qualitativa e da pesquisa participante, a partir dos estudos de Brandão (2006) e Yin (2001). Os dados observados no censo deixam explícita a opção pela negação ao direito à escola nos territórios camponeses, à medida que há uma crescente no fechamento das escolas do campo, com destaque para a região Nordeste. Apesar disso, a sociedade tem-se organizado em rede e empenhado esforços para alterar essa realidade e alcançar conquistas a partir da luta contra o fechamento dessas escolas. A reabertura da Escola Maria Emília Maracajá é reflexo dessa organização e demonstra o poder da articulação dos sujeitos em defesa de seus direitos.

Palabras clave : educação do campo; luta; organização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )