SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número72FECHAMENTO DAS ESCOLAS DO CAMPO: entre os territórios de articulação, resistência e lutaPERCEPÇÃO DE ALUNOS SOBRE O PROGRAMA DE RESPONSABILIZAÇÃO ESCOLAR DO CEARÁ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CONTE, Elaine; COSTA, Fernanda Roth da  e  FILHA, Bernadeth Vital Avelino. CIBERESPAÇO E ESCOLA: dialogando com conhecimentos plurais. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.343-356.  Epub 03-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.67489.

O trabalho apresenta reflexões na defesa de uma escola cada vez mais educadora e conectada com as urgências dos processos de elaboração do ciberespaço. É nesse sentido que a investigação se apoia em diligências voltadas a uma escola democratizada em tempos de cibercultura, que atenue os mecanismos da (info)exclusão. No âmbito das problematizações, justificamos nossas análises hermenêuticas em expoentes da área, permitindo a análise das percepções vigentes e dos significados dessas tradições, contradições e influências da educação como um fenômeno social, de bases comunicativas das práticas escolares, que avançam em processos formativos. Percebemos que uma escola configurada a partir de uma maior proximidade com as demandas do ciberespaço necessita, também, um entendimento ampliado e contextualizado da realidade, a fim de projetar uma potencialização ciberespacial num esforço mediatizado por processos educacionais. A escola pode ampliar seus lugares no mundo, no sentido de compreender-se como a forma mais plena de relacionamento com o mundo objetivo, subjetivo e social, como um ato permanente de conhecimento, uma ação política e estético-expressiva com os artefatos tecnológicos, que ampliam o campo de possibilidades da educação e a dialeticidade do ato criativo.

Palavras-chave : educação; escola; ciberespaço.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )