SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue72CYBERSPACE AND SCHOOL: dialoguing with plural knowledgeMACRO E MICROREGULATION: large-scale assessment and some effects on the curriculum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

ARAUJO, Karlane Holanda; PASSONE, Eric Ferdinando  and  GOMES, Juliana Alexandre Soares. PERCEPÇÃO DE ALUNOS SOBRE O PROGRAMA DE RESPONSABILIZAÇÃO ESCOLAR DO CEARÁ. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.357-374.  Epub Aug 03, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.68938.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa acerca das percepções dos alunos do 2º ano do ensino fundamental em relação às políticas de responsabilização escolar e às avaliações externas em escolas de alto-rendimento de cinco municípios do estado do Ceará. Constatou-se que o culto ao mérito nas escolas nota dez pesquisadas é induzido comportalmente tanto pelo discurso do pagamento por mérito (merit pay) para os profissionais da escola quanto pelo reforço positivo e/ou negativo das premiações de alunos, em que se emprega a ritualística das provas e exames, o controle e a classificação com base nos resultados alcançados e se utiliza de competições para aferir prêmios e castigos.

Keywords : prêmio escola nota dez; accountability; avaliação externa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )