SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número72CIBERESPACIO Y ESCUELA: dialogar con el saber pluralMACRO E MICROREGULACIÓN: evaluación a gran escala y algunos efectos en el currículo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

ARAUJO, Karlane Holanda; PASSONE, Eric Ferdinando  y  GOMES, Juliana Alexandre Soares. PERCEPÇÃO DE ALUNOS SOBRE O PROGRAMA DE RESPONSABILIZAÇÃO ESCOLAR DO CEARÁ. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.357-374.  Epub 03-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.68938.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa acerca das percepções dos alunos do 2º ano do ensino fundamental em relação às políticas de responsabilização escolar e às avaliações externas em escolas de alto-rendimento de cinco municípios do estado do Ceará. Constatou-se que o culto ao mérito nas escolas nota dez pesquisadas é induzido comportalmente tanto pelo discurso do pagamento por mérito (merit pay) para os profissionais da escola quanto pelo reforço positivo e/ou negativo das premiações de alunos, em que se emprega a ritualística das provas e exames, o controle e a classificação com base nos resultados alcançados e se utiliza de competições para aferir prêmios e castigos.

Palabras clave : prêmio escola nota dez; accountability; avaliação externa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )