SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número72PERCEPCIÓN DE LOS ALUMNOS SOBRE EL PROGRAMA DE RESPONSABILIDAD ESCOLAR DEL ESTADO DE CEARÁINITIAL TEACHER TRAINING AND PLANNING IN THE MULTIGRADE CLASSROOM índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

LUCCHESI, Maria Eliéte Lacerda  y  CONTI, Celso Luiz Aparecido. MACRO E MICRORREGULAÇÃO: avaliação em larga escala e alguns efeitos sobre o currículo. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.72, pp.375-385.  Epub 03-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.70205.

As políticas públicas educacionais têm se configurado como um novo modelo de regulação do Estado, expresso de maneira vigorosa na avaliação em larga escala e na organização curricular. Há, desse modo, uma forma de macrorregulação que atinge especialmente as escolas, onde se observam também microrregulações, caracterizadas pela ação dos agentes escolares. Nessa perspectiva, por meio de estudos teóricos e pesquisa de campo realizada em uma escola pública municipal de educação básica, em município do interior do estado de São Paulo, no Brasil, este trabalho de investigação tem como objetivo analisar, em face da avaliação em larga escala denominada Prova Brasil, as microrregulações presentes no interior da referida unidade escolar a fim de identificar em que ações dos gestores escolares e de alguns professores elas estão presentes, como elas ocorrem, em que âmbitos de atividades e, por fim, seus motivos e suas lógicas próprias. A análise dos dados, obtidos por meio de entrevistas com professoras e gestoras e por meio de grupo focal com as professoras, permitiu identificar estratégias de ação das professoras e gestoras, nos planos formal e informal, bem como os interesses que impulsionam essas estratégias, gerando, a longo prazo, lógicas de ação, no cotidiano escolar, que orientam a conduta na escola, em especial em relação às práticas curriculares.

Palabras clave : avaliação; macrorregulação; microrregulação; práticas curriculares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )