SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número73APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA E SUAS NUANCES: fundamentos e Decreto n. 10.502/2020 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

MACHADO, Maria Letícia Cautela de Almeida  e  WALTER, Cátia Crivelenti de Figueiredo. A CONTEMPORANEIDADE DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO BRASIL. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.2-17.  Epub 24-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.76935.

O presente artigo tem por objetivo contextualizar o cenário das políticas públicas educacionais inclusivas, bem como assinalar aspectos dos processos e propostas educacionais que possibilitem a concretização de uma educação especial e inclusiva. Tal discussão constitui o cenário a partir do qual são apresentados os artigos que compõem o dossiê temático da Revista Teias, intitulado A contemporaneidade da produção de conhecimento em educação especial e inclusiva no Brasil. Aponta-se que a educação inclusiva vem sendo construída a partir dos avanços nas políticas públicas, bem como nas pesquisas que discutem aspectos epistemológicos e apresentam evidências científicas da efetividade de propostas educacionais, implementadas nos contextos diversos da educação básica e do ensino superior, que contemplam a diversidade de estudantes. Evidencia-se que o dossiê fomenta um espaço para a reflexão tanto sobre as políticas curriculares e de formação de professores quanto sobre as práticas educacionais que articulem a educação especial e inclusiva e remetam ao enfrentamento das desigualdades na educação e à garantia da equidade de acesso, permanência, avanço escolar e aprendizagem a todos os estudantes, especialmente para aqueles que constituem o público-alvo da educação especial. Conclui-se que os estudos apresentados corroboram o entendimento de que a educação especial vem sendo ressignificada e compreendida não mais como um sistema educacional especializado à parte, mas como um arcabouço consistente de saberes teóricos e práticos, estratégias, metodologias e recursos que as escolas precisam dispor para atender à diversidade de estudantes que as constituem.

Palavras-chave : educação especial; educação inclusiva; políticas públicas; pessoas com deficiência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )