SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número73APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA E SUAS NUANCES: fundamentos e Decreto n. 10.502/2020A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

NETA, Adelaide de Sousa Oliveira; SANTOS, Geandra Cláudia Silva  e  FALCAO, Giovana Maria Belém. BNC-FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: apagamentos e retrocessos na perspectiva inclusiva. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.31-44.  Epub 24-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.74247.

A educação como campo de disputas sofre a interferência de diferentes reformas que visam manter e ampliar o controle da classe hegemônica, a exemplo da elaboração de documentos norteadores como a Base Nacional Comum da Formação de professores da educação básica (BNC-Formação). O artigo objetiva refletir sobre a formação inicial de professores para atuar com estudantes da educação especial em uma perspectiva inclusiva no âmbito da BNC-Formação e suas relações com a agenda política regressiva em curso no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de natureza teórica, com apoio na análise documental, cujo tratamento analítico abrangeu a análise da BNC-Formação em articulação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Decreto n. 10.502/2022. Os resultados mostram que a vinculação irrestrita da BNC-Formação à BNCC e a ratificação da pedagogia das competências como orientação à formação inicial de professores geram a padronização da organização curricular que desconsidera a singularidade inerente aos indivíduos e à diversidade constitutiva do processo educativo. Isso resulta no aprofundamento das barreiras à construção de uma educação especial inclusiva que requer articulação e assunção conjunta dos vários segmentos escolares envolvidos.

Palavras-chave : formação inicial de professores; educação especial; inclusão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )