SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue73BNC-FORMAÇÃO AND SPECIAL-NEEDS EDUCATION: fadings and withdrawals in inclusive perspectiveNARRATIVES OF STUDENTS WITH DISABILITIES ABOUT THEIR SCHOOL EXPERIENCES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SPONCHIADO, Laercio Francisco  and  PAIM, Marilane Maria Wolff. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.45-56.  Epub Aug 24, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.74040.

O presente texto Formação de professores e a inclusão dos estudantes com deficiência é um recorte do resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim. Este estudo, de abordagem qualitativa, visou investigar sobre a formação docente inicial e continuada dos professores, buscando entender se essa formação está possibilitando aos professores atuarem com os estudantes com deficiência ou que tenham transtornos globais do desenvolvimento, promovendo a inclusão no ambiente escolar. Como metodologia utilizamos a pesquisa de campo com a participação de 11 professores de uma escola da rede pública estadual no município de Erechim, Rio Grande do Sul, que possui iniciativas voltadas à inclusão, utilizando como instrumento de pesquisa o grupo focal. Durante o desenvolvimento da pesquisa foi possível constatar que existe carência na formação pedagógica para os professores, tanto no que se refere à formação inicial quanto à continuada. A maioria dos professores que participaram do grupo focal relata que tiveram uma formação inicial incipiente ou até mesmo ausente em relação ao tema da inclusão; que as escolas, pelo menos no nível estadual, organizam sua própria formação continuada, sem um eixo comum e integrador, deixando temas importantes como o da inclusão em segundo plano.

Keywords : formação de professores; inclusão; exclusão; estudantes com deficiência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )