SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número73BNC-FORMAÇÃO Y EDUCACIÓN PARA NECESIDADES ESPECIALES: desvanecimientos y retiros en la perspectiva inclusivaNARRATIVAS DE ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD SOBRE SUS EXPERIENCIAS ESCOLARES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SPONCHIADO, Laercio Francisco  y  PAIM, Marilane Maria Wolff. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.45-56.  Epub 24-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.74040.

O presente texto Formação de professores e a inclusão dos estudantes com deficiência é um recorte do resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGPE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim. Este estudo, de abordagem qualitativa, visou investigar sobre a formação docente inicial e continuada dos professores, buscando entender se essa formação está possibilitando aos professores atuarem com os estudantes com deficiência ou que tenham transtornos globais do desenvolvimento, promovendo a inclusão no ambiente escolar. Como metodologia utilizamos a pesquisa de campo com a participação de 11 professores de uma escola da rede pública estadual no município de Erechim, Rio Grande do Sul, que possui iniciativas voltadas à inclusão, utilizando como instrumento de pesquisa o grupo focal. Durante o desenvolvimento da pesquisa foi possível constatar que existe carência na formação pedagógica para os professores, tanto no que se refere à formação inicial quanto à continuada. A maioria dos professores que participaram do grupo focal relata que tiveram uma formação inicial incipiente ou até mesmo ausente em relação ao tema da inclusão; que as escolas, pelo menos no nível estadual, organizam sua própria formação continuada, sem um eixo comum e integrador, deixando temas importantes como o da inclusão em segundo plano.

Palabras clave : formação de professores; inclusão; exclusão; estudantes com deficiência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )