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Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

BARBUIO, Rodrigo  and  FREITAS, Ana Paula de. NARRATIVAS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA SOBRE SUAS VIVÊNCIAS ESCOLARES. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.57-69.  Epub Aug 24, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.74048.

O estudo focaliza a temática da inclusão escolar a partir da visão de alunos com deficiência inseridos nos anos finais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa orientada pelos pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, em articulação com a pesquisa narrativa. Apoiada na indagação sobre o modo como alunos com deficiência têm vivenciado a escola comum, a investigação teve como objetivo compreender os sentidos que eles atribuem a suas vivências escolares. O trabalho de campo ocorreu em uma escola pública de um município paulista junto a três alunos com deficiência. O instrumento principal de construção de dados foi a narrativa oral produzida pelos participantes do estudo em interação com o pesquisador. As falas foram audiogravadas, transcritas e analisadas à luz do referencial teórico. Os resultados indicam que os alunos, em seu relato, revelam os sentidos que a escola e as práticas escolares têm para eles: sentimentos como frustração, incompreensão, solidão e silenciamento são expostos. Os achados contribuem para reflexões acerca de caminhos possíveis para a efetivação de práticas pedagógicas mais inclusivas.

Keywords : teoria histórico-cultural; educação inclusiva; alunos com deficiência; pesquisa narrativa; vivência.

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