SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue73DYNAMIC ASSESSMENT: agreements and disagreements on the inclusive educationEDUCATIONAL INDICATORS AND SCHOOLING OF STUDENTS WITH MULTIPLE DISABILITIES IN BAIXADA FLUMINENSE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

PEDRO, Ketilin Mayra  and  OGEDA, Clarissa Maria Marques. ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.85-97.  Epub Aug 24, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.74245.

A adaptação transcultural e a validação de instrumentos de coleta de dados configuram-se como atividades complexas que precisam ser sistematizadas, para que o rigor científico e metodológico seja garantido, propiciando assim maior confiabilidade e fidedignidade ao processo. Neste contexto, o objetivo do presente estudo consistiu em analisar produções científicas sobre adaptação transcultural e validação de instrumentos no contexto da educação especial. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura na Scientific Electronic Library Online, Biblioteca Virtual em Saúde e o Portal de Periódicos da CAPES. Como material de apoio para a análise foi utilizado o Preferred Reporting Items for Systematics Review and Meta-Analysis (PRISMA), após a análise, realizada em quatro etapas, obteve-se um total de 14 produções. Verificou-se que não há produção acadêmica expressiva na área, o que pode indicar uma carência de instrumentos validados e fidedignos no âmbito da educação especial. Constatou-se maior prevalência de estudos cujos instrumentos enfocaram as deficiências em geral e que contemplaram uma abordagem quantitativa para fins de tratamento e análise dos dados. Ressalta-se que os autores dos artigos selecionados, que aplicaram os instrumentos na populaçãoalvo, em sua maioria, contemplaram amostras significativas, o que proporcionou maior fidedignidade ao processo de adaptação transcultural e validação. Evidenciou-se a importância de novas investigações, na área, que explorem o mérito metodológico desse tipo de pesquisa, a fim de conhecer, de modo mais profundo, a qualidade dos instrumentos aplicados nos estudos nacionais no âmbito da educação especial.

Keywords : educação especial; instrumentos de avaliação; revisão de literatura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )