SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número73EVALUACIÓN DINÁMICA: encuentros y desencuentros en la educación inclusivaINDICADORES EDUCATIVOS Y ESCOLARIZACIÓN DE ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD MÚLTIPLE EN LA BAIXADA FLUMINENSE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

PEDRO, Ketilin Mayra  y  OGEDA, Clarissa Maria Marques. ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.85-97.  Epub 24-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.74245.

A adaptação transcultural e a validação de instrumentos de coleta de dados configuram-se como atividades complexas que precisam ser sistematizadas, para que o rigor científico e metodológico seja garantido, propiciando assim maior confiabilidade e fidedignidade ao processo. Neste contexto, o objetivo do presente estudo consistiu em analisar produções científicas sobre adaptação transcultural e validação de instrumentos no contexto da educação especial. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura na Scientific Electronic Library Online, Biblioteca Virtual em Saúde e o Portal de Periódicos da CAPES. Como material de apoio para a análise foi utilizado o Preferred Reporting Items for Systematics Review and Meta-Analysis (PRISMA), após a análise, realizada em quatro etapas, obteve-se um total de 14 produções. Verificou-se que não há produção acadêmica expressiva na área, o que pode indicar uma carência de instrumentos validados e fidedignos no âmbito da educação especial. Constatou-se maior prevalência de estudos cujos instrumentos enfocaram as deficiências em geral e que contemplaram uma abordagem quantitativa para fins de tratamento e análise dos dados. Ressalta-se que os autores dos artigos selecionados, que aplicaram os instrumentos na populaçãoalvo, em sua maioria, contemplaram amostras significativas, o que proporcionou maior fidedignidade ao processo de adaptação transcultural e validação. Evidenciou-se a importância de novas investigações, na área, que explorem o mérito metodológico desse tipo de pesquisa, a fim de conhecer, de modo mais profundo, a qualidade dos instrumentos aplicados nos estudos nacionais no âmbito da educação especial.

Palabras clave : educação especial; instrumentos de avaliação; revisão de literatura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )