SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número73ACESSO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM AUTISMO NO ENSINO SUPERIOREDUCAÇÃO E SURDEZ: a língua escrita como instrumento de exclusão social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

NASCIMENTO, Fabiana Ferreira do; CRUZ, Mara Monteiro da  e  SILVA, Thatyana Machado. NÃO COMUNICAR NÃO É UMA ALTERNATIVA: o uso do dispositivo gerador de fala para alunos com autismo. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.129-147.  Epub 24-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.74067.

O dispositivo gerador de fala (DGF) tem sido apresentado como uma ferramenta promissora para favorecer a comunicação de pessoas que apresentam necessidades complexas de comunicação. O foco desta pesquisa foi apresentar uma introdução sobre o uso desse dispositivo e seus efeitos para uma criança com diagnóstico de transtorno do espectro autista no ambiente escolar. Seu objetivo foi discutir as potencialidades do DGF e evidenciar, através do uso da matriz de comunicação, a evolução do perfil comunicativo do aluno após os procedimentos de intervenção. O artigo apresenta recorte de uma investigação de doutorado que utilizou como método um delineamento quase experimental do tipo A-B. Os resultados apontaram para o uso exponencial, pelo aluno, da comunicação alternativa como forma de expressar desejos e sentimentos.

Palavras-chave : dispositivo gerador de fala; matriz de comunicação; comunicação alternativa e ampliada; recursos tecnológicos; autismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )