SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue73NO COMMUNICATION IS NOT AN ALTERNATIVE: the use of speech generator devices for students with autismCHALLENGES OF THE EDUCATIONAL PRACTICE FOR DEAF STUDENTS IN THEIR OTHERNESS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

LIMA, Ezer Wellington Gomes. EDUCAÇÃO E SURDEZ: a língua escrita como instrumento de exclusão social. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.148-159.  Epub Aug 24, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.74259.

Este artigo é parte de uma pesquisa enveredada no campo da educação de surdos, cujo objetivo foi refletir sobre a importância de se pensar no ensino da língua escrita para esses estudantes. Por meio de um estudo teórico-conceitual, com caráter exploratório, pautado em autores como Senna (2010), Auroux (1992), Delacampagne (1997) e outros, a investigação se justifica pela necessidade de análise da predominância da língua portuguesa como instrumento de poder e canal único de conhecimento, questão que ultrapassa e se contrapõe às determinações legais que fortalecem o reconhecimento da língua de sinais em âmbito nacional. Os resultados alcançados sinalizam que, embora existam trabalhos que defendem o ensino bilingue para surdos no contexto escolar, muitos desses estudantes ainda são prejudicados pela falta de estímulos adequados ao seu potencial cognitivo, socioafetivo, linguístico e político-cultural, o que reflete perdas consideráveis no desenvolvimento da aprendizagem. Diante dessas constatações, destaca-se a necessidade de se (re)pensar os métodos e/ou estratégias mais adequadas ao ensino da gramática da língua portuguesa para surdos, levando em conta os desafios e possiblidades de cada aprendiz.

Keywords : educação especial; estudante surdo; língua escrita.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )