SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número73NO COMUNICACIÓN NO ES UNA ALTERNATIVA: el uso de los dispositivos generadores de voz para estudiantes con autismoDESAFÍOS DE LA PRÁCTICA EDUCATIVA PARA ESTUDIANTES SORDOS EN SU ALTERIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

LIMA, Ezer Wellington Gomes. EDUCAÇÃO E SURDEZ: a língua escrita como instrumento de exclusão social. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.148-159.  Epub 24-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.74259.

Este artigo é parte de uma pesquisa enveredada no campo da educação de surdos, cujo objetivo foi refletir sobre a importância de se pensar no ensino da língua escrita para esses estudantes. Por meio de um estudo teórico-conceitual, com caráter exploratório, pautado em autores como Senna (2010), Auroux (1992), Delacampagne (1997) e outros, a investigação se justifica pela necessidade de análise da predominância da língua portuguesa como instrumento de poder e canal único de conhecimento, questão que ultrapassa e se contrapõe às determinações legais que fortalecem o reconhecimento da língua de sinais em âmbito nacional. Os resultados alcançados sinalizam que, embora existam trabalhos que defendem o ensino bilingue para surdos no contexto escolar, muitos desses estudantes ainda são prejudicados pela falta de estímulos adequados ao seu potencial cognitivo, socioafetivo, linguístico e político-cultural, o que reflete perdas consideráveis no desenvolvimento da aprendizagem. Diante dessas constatações, destaca-se a necessidade de se (re)pensar os métodos e/ou estratégias mais adequadas ao ensino da gramática da língua portuguesa para surdos, levando em conta os desafios e possiblidades de cada aprendiz.

Palabras clave : educação especial; estudante surdo; língua escrita.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )