SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número73EDUCAÇÃO E SURDEZ: a língua escrita como instrumento de exclusão socialCODOCÊNCIA ENTRE PROFESSOR REGENTE E TILSP: parceria necessária na educação bilíngue de surdos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SANTOS, Evanir Gomes dos. DESAFIOS DA PRÁTICA EDUCACIONAL AO ESTUDANTE SURDO EM SUA ALTERIDADE. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.160-171.  Epub 24-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.74011.

O marco internacional das conquistas da política de inclusão foi a declaração de Salamanca, que assegura o direito educacional à pessoa surda. Essa conquista, no Brasil, adquire maior visibilidade com a publicação de algumas leis e documentos oficiais, pós-Constituição Federal de 1988, que orientam sobre esse ensino, tanto nas instituições públicas como privadas, com amparo pedagógico condizente a suas especificidades e, ainda, reconhecem as referências sócio-histórico-culturais da população surda. Este estudo analisou o processo educacional do surdo sob o aporte teórico de autores como Lodi (2011), Perlin e Strobel (2008), Miorando (2006), Quadros e Schmiedt (2006), Mantoan (2003), entre outros que abordam a temática voltada à educação e à cultura do povo surdo. A pesquisa se caracteriza exploratória, do ponto de vista de seu objetivo, bibliográfica e documental por seus procedimentos. O resultado da pesquisa apontou variados desafios, os quais perpassam o modo como se organiza o processo educacional, que reafirma o enrijecimento da prática educativa, logo, dificulta o processo do ensino-aprendizagem, bem como suprime a expressão identitária do estudante surdo, nomeadamente, a privação da sua língua natural. Os achados sugerem, portanto, a necessária reflexão das políticas educacionais inclusivas, especialmente em relação à adequada formação inicial ou continuada do professor; à conscientização dos pais de estudantes surdos e, no campo da linguística, a ausência e/ou a não efetivação de políticas públicas à prática didática que fomente o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Palavras-chave : educação em inclusão; estudante surdo; alteridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )