SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue73TEACHER TRAINING FOR SPECIALIZED EDUCATIONAL SERVICE THROUGH ACTION-RESEARCHFROM SPECIAL CLASSES TO INCLUSIVE EDUCATION: a study on the education system in Miracema/RJ author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

PEIXOTO, Sára Maria Pinheiro; SILVEIRA, Ana Aparecida Tavares da  and  DIAS, Maria Aparecida. O TRABALHO ARTICULADO ENTRE O AEE E A SALA REGULAR: corpos que brincam, interagem e aprendem. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.209-218.  Epub Aug 24, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.74218.

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão literária considerando a criança, o corpo e seus processos de aprendizagens no AEE. Trata-se de uma pesquisa de doutorado em andamento, realizada com um grupo de professores de um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade do Natal, considerando o arcabouço de uma formação continuada, valorizando as dimensões dialógicas de um trabalho colaborativo e articulado. Deste modo, corroboramos na assertiva que levantar o estado da arte é substancial para qualquer tipo de investigação, porque além de encontrarmos limites e lacunas, também estabelecemos um diálogo entre os diversos autores, desencadeando possibilidades e avanços na produção do conhecimento a respeito da temática. Neste sentido, optamos metodologicamente pela pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, para que pudéssemos atender tais inquietações e, por meio dessa empiria estabelecermos uma relação dialógica e dialética entre o teórico e o vivido, em uma cadeia discursiva permeada de sentidos e significados à prática docente, articulando saberes entre estas nossas matizes instituídas: infância, inclusão, corpo e AEE, compreendendo esse corpo com meio desse processo de aprendizagem das crianças públicoalvo da educação especial.

Keywords : corpo; criança; aprendizagem; AEE; formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )