SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número73FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO POR MEIO DA PESQUISA-AÇÃODAS CLASSES ESPECIAIS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA: um estudo sobre o sistema de educação de Miracema/RJ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

PEIXOTO, Sára Maria Pinheiro; SILVEIRA, Ana Aparecida Tavares da  e  DIAS, Maria Aparecida. O TRABALHO ARTICULADO ENTRE O AEE E A SALA REGULAR: corpos que brincam, interagem e aprendem. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.209-218.  Epub 24-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.74218.

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão literária considerando a criança, o corpo e seus processos de aprendizagens no AEE. Trata-se de uma pesquisa de doutorado em andamento, realizada com um grupo de professores de um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade do Natal, considerando o arcabouço de uma formação continuada, valorizando as dimensões dialógicas de um trabalho colaborativo e articulado. Deste modo, corroboramos na assertiva que levantar o estado da arte é substancial para qualquer tipo de investigação, porque além de encontrarmos limites e lacunas, também estabelecemos um diálogo entre os diversos autores, desencadeando possibilidades e avanços na produção do conhecimento a respeito da temática. Neste sentido, optamos metodologicamente pela pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, para que pudéssemos atender tais inquietações e, por meio dessa empiria estabelecermos uma relação dialógica e dialética entre o teórico e o vivido, em uma cadeia discursiva permeada de sentidos e significados à prática docente, articulando saberes entre estas nossas matizes instituídas: infância, inclusão, corpo e AEE, compreendendo esse corpo com meio desse processo de aprendizagem das crianças públicoalvo da educação especial.

Palavras-chave : corpo; criança; aprendizagem; AEE; formação de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )