SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue73THE ARTICULATED WORK BETWEEN THE AEE AND THE REGULAR CLASSROOM: bodies that play, interact and learnCONTRIBUTIONS OF THE DOING OF THE ADOLESCENT WITH INTELLECTUAL DISABILITIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

GOMES, Jacqueline de Souza  and  BARCELLOS, Danielle Pereira. DAS CLASSES ESPECIAIS À EDUCAÇÃO INCLUSIVA: um estudo sobre o sistema de educação de Miracema/RJ. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.219-230.  Epub Aug 24, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.74241.

Este estudo reúne relatos sobre o sistema de educação do município de Miracema, compartilhando narrativas de profissionais que atuaram diretamente nas classes especiais e, a partir daí, enumera os principais desafios e as conquistas no salvaguardo do direito à educação para pessoas com deficiência e na implementação da educação especial na perspectiva da educação inclusiva em âmbito municipal. Metodologicamente, para além da pesquisa narrativa, utilizamos fontes bibliográficas (em bases selecionadas) e documentais (pertencentes a acervos existentes nos arquivos pessoais dos profissionais de educação que trabalharam nas extintas classes especiais e/ou nas escolas que possuíam tais classes). O objetivo foi abordar como tem se dado a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) no sistema educacional municipal, valendo-nos da percepção de sujeitos envolvidos na passagem das classes especiais segregadoras para a educação inclusiva. Percebemos que, sob a percepção de professores/as, profissionais da educação, ex-alunos/as e familiares, as melhorias na infraestrutura, capacitação de profissionais e integração dos serviços de saúde e educação ofertados a estudantes com deficiências sempre foram necessários e buscamos compreender se a educação especial multidisciplinar e multiprofissional atualmente existente materializa os preceitos de uma educação inclusiva na prática.

Keywords : educação especial na perspectiva da educação inclusiva; pessoas com deficiência; direitos humanos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )