SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue73FROM SPECIAL CLASSES TO INCLUSIVE EDUCATION: a study on the education system in Miracema/RJJOSÉ VERÍSSIMO'S CONCEPTIONS ABOUT THE FORMATION OF THE BODY BY PHYSICAL EDUCATION IN THE 19TH CENTURY NATIONAL EDUCATION SCENARIO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

LIMA, Solange Cabral de  and  DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. CONTRIBUIÇÕES DO FAZER DO ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.231-245.  Epub Aug 24, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.64605.

Este artigo é um recorte de pesquisa de mestrado que analisa aspectos acerca da inclusão de um estudante com deficiência intelectual de um município do Rio de Janeiro. A partir das falas desse estudante e de professores de ciências que participaram de uma formação continuada, buscamos refletir sobre o direito de acesso e condição de permanência das pessoas com deficiências nos anos finais do ensino fundamental. Através da metodologia história de vida foram estudados os desafios e as condutas do processo de inclusão, que destacaram quatro categorias emergentes: dificuldades, norteadores de práticas, adaptações e descobertas. Conclui-se que propor adaptações nas aulas de ciências para esse estudante com deficiência intelectual foi um fator positivo para sua participação e inclusão em todos os momentos da aula, bem como para uma prática pedagógica inclusiva dos professores envolvidos, contribuindo para a efetiva participação acadêmica do estudante com deficiência intelectual no processo ensino-aprendizagem.

Keywords : access; inclusive education; student with disabilities.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )