SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número73DE LAS CLASES ESPECIALES A LA EDUCACIÓN INCLUSIVA: un estudio sobre el sistema educativo en Miracema/RJLAS CONCEPCIONES DE JOSÉ VERÍSSIMO SOBRE LA FORMACIÓN DEL CUERPO POR LA EDUCACIÓN FÍSICA EN EL ESCENARIO EDUCATIVO NACIONAL DEL SIGLO XIX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

LIMA, Solange Cabral de  y  DUTRA, Flávia Barbosa da Silva. CONTRIBUIÇÕES DO FAZER DO ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.231-245.  Epub 24-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.64605.

Este artigo é um recorte de pesquisa de mestrado que analisa aspectos acerca da inclusão de um estudante com deficiência intelectual de um município do Rio de Janeiro. A partir das falas desse estudante e de professores de ciências que participaram de uma formação continuada, buscamos refletir sobre o direito de acesso e condição de permanência das pessoas com deficiências nos anos finais do ensino fundamental. Através da metodologia história de vida foram estudados os desafios e as condutas do processo de inclusão, que destacaram quatro categorias emergentes: dificuldades, norteadores de práticas, adaptações e descobertas. Conclui-se que propor adaptações nas aulas de ciências para esse estudante com deficiência intelectual foi um fator positivo para sua participação e inclusão em todos os momentos da aula, bem como para uma prática pedagógica inclusiva dos professores envolvidos, contribuindo para a efetiva participação acadêmica do estudante com deficiência intelectual no processo ensino-aprendizagem.

Palabras clave : access; inclusive education; student with disabilities.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )