SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue73JOSÉ VERÍSSIMO'S CONCEPTIONS ABOUT THE FORMATION OF THE BODY BY PHYSICAL EDUCATION IN THE 19TH CENTURY NATIONAL EDUCATION SCENARIOANALYSIS OF MOLECULAR BIOLOGY CONTENT IN HIGH SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS ABSTRACT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

VIEIRA, Fernanda Gomes  and  DALLABRIDA, Norberto. ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E TRABALHO EXTRACLASSE DO CAP DA UFRJ NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1959-1961). Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.261-273.  Epub Aug 24, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.62365.

O Colégio de Aplicação da UFRJ foi o primeiro a ser criado no país, em 1948, a fim de possibilitar experimentações pedagógicas. Mas somente dez anos depois foram publicadas as instruções para a implantação de um ensaio inovador na educação secundária: as classes secundárias experimentais, que começaria no ano seguinte. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a representação do serviço de orientação educacional e das atividades extraclasse das classes secundárias experimentais do Colégio de Aplicação da UFRJ na revista Escola Secundária (1959-1961) a partir de três artigos sobre a temática presentes na revista. E para a condução teórica desta pesquisa foi usado o conceito de representação a partir do historiador francês Roger Chartier (2002 e 2011) e o conceito de circulação trabalhado por Marta Carvalho (2003). Desse modo, as inovações analisadas das classes experimentais visavam formar a juventude para atender as necessidades da sociedade moderna

Keywords : classes secundárias experimentais; revista escola secundária; colégio de aplicação da UFRJ; orientação educacional; atividade extraclasse.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )