SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número73ANÁLISIS DE CONTENIDOS DE BIOLOGÍA MOLECULAR EN LOS LIBROS DE TEXTO DE BIOLOGÍA DE LA ESCUELA SECUNDARIAYO JUEGO, TU JUGAS, NOSOTROS JUGAMOS: el cuerpo y el movimiento en la formación docente para la educación infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

NUNES, Maria Fernanda Rezende; SCRAMINGON, Gabriela Barreto da Silva  y  SOUZA, Marina Castro e. POLÍTICAS CURRICULARES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: uma análise dos materiais pedagógicos. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.290-308.  Epub 24-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.70275.

Este artigo compõe os resultados de uma pesquisa interinstitucional que possui como amostra dez Secretarias Municipais de Educação (SME) do estado do Rio de Janeiro e tem como objetivo analisar materiais pedagógicos compreendendo que essas propostas revelam concepções de currículo na Educação Infantil (EI). A tradição dos contextos escolares de atendimento às crianças pequenas tem compreendido e vivido o currículo como prescrição, como um conjunto de conhecimentos que devem ser transmitidos às crianças visando um suposto progresso, sem considerar os sujeitos envolvidos no processo educativo, com suas histórias e desejos. O trabalho se debruça sobre as seguintes questões: o que se espera que as crianças aprendam? Como trabalhar com as crianças pequenas considerando seus contextos sociais heterogêneos e seus saberes diversos? Quais noções de criança e infância marcam os currículos? O que compõe o currículo da EI? O resultado das análises dos materiais pedagógicos destinados à EI, produzidos no período de março a setembro de 2020, disponibilizados nas redes sociais e sites dos municípios pesquisados, devido ao contexto da pandemia, possibilitou refletir sobre três temas: “Escola dentro de casa: uma oportunidade de reflexão sobre currículo”; “Institucionalização e Ensino Infantil”; e “Autonomia e autoria na construção dos materiais pedagógicos”. Embora a produção do acervo, composta por um banco de 811 imagens, tenha ocorrido durante a pandemia, o trabalho compartilha da hipótese de que esses achados pouco diferem da tradição da EI já problematizada em outros estudos.

Palabras clave : currículo; educação infantil; materiais pedagógicos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )