SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue73MUNICIPAL CURRICULAR POLICIES FOR EARLY CHILDHOOD EDUCATION: an analysis of pedagogical materialsWE HACKED THE UNIVERSITY: disputes and claims about the (non)place of trans and travestis people in the university author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

CAMARGO, Daiana  and  DORNELLES, Leni Vieira. EU BRINCO, TU BRINCAS, NÓS BRINCAMOS: o corpo e o movimento na formação de professores para a educação infantil. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.309-323.  Epub Aug 24, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.70010.

Tomamos como ponto de partida as inquietações acerca do brincar no cotidiano da educação infantil, considerando que a formação do professor é um importante elemento para a valorização e o redimensionamento do brincar. Nesta perspectiva, nos propusemos a investigar e discutir o brincar na formação de professores para a EI, permeado por uma compreensão das crianças, de suas infâncias e das instituições de ensino a elas destinadas. Trazemos uma discussão teórica sobre a temática, apresentando abordagens de estudiosos do brincar, do corpo em movimento e da formação de professores, articuladas a algumas falas de acadêmicos de pedagogia sobre brincar, o corpo e o movimento na sua formação, no curso superior. Neste emaranhado de falas, referências e análises, tratamos do brincar, do corpo e da acrobacia cotidiana que é educar e aprender com as crianças, considerando que a formação de professores de EI precisa estar vinculada ao movimento, à vivência estética e à compreensão da arte e das culturas infantis.

Keywords : brincar; movimento; pedagogia; formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )