SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número73HACKEAMOS A UNIVERSIDADE: disputas e afirmações sobre o (não) lugar das pessoas trans e travestis na universidadeA METÁFORA DAS REDES NA FORMAÇÃO DOCENTE: enredando e (redes)cobrindo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

FREIRE, Juliana Ribeiro; OLIVEIRA, Carlos Bruno Cabral de  e  VALLE, Mariana Guelero do. O USO DA REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: O que dizem os licenciandos em ciências biológicas de uma instituição de ensino superior do Maranhão. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.338-350.  Epub 24-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.69578.

O presente trabalho objetivou investigar o uso da Realidade Aumentada (RA) no ensino de ciências e biologia na perspectiva de licenciandos em ciências biológicas. O público-alvo foram licenciandos em ciências biológicas de uma instituição de ensino superior no Maranhão e a coleta de dados ocorreu em uma oficina de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), em que os participantes puderam experienciar a RA por meio do aplicativo Google Expedições. Foi-lhes apresentado um questionário que versava sobre o uso da RA no ensino. Para análise dos dados, foram traçadas três categorias: operabilidade, envolvimento e efetividade. A RA traz uma perspectiva atraente para os alunos, para isso, é importante haver um planejamento que leve em consideração a disponibilidade de recursos e a infraestrutura escolar. É necessário que a formação inicial promova uma visão global das potencialidades dessas ferramentas, além de maiores investimentos para a garantia do acesso aos recursos tecnológicos.

Palavras-chave : tecnologias digitais; realidade aumentada; ensino de ciências; ensino de biologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )