SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue73THE USE OF AUGMENTED REALITY IN SCIENCE AND BIOLOGY EDUCATION: What biological sciences students at a higher education institution in Maranhão sayDISTANCE TEACHER EDUCATION: a historical movement in the perspective of theses and dissertations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

PINHEIRO, Laís Lemos Silva Novo  and  FONTOURA, Helena Amaral da. A METÁFORA DAS REDES NA FORMAÇÃO DOCENTE: enredando e (redes)cobrindo. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.351-359.  Epub Aug 24, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.69766.

O presente artigo tem por objetivo desenvolver uma ideia, até então embrionária, uma vez que foi lançada sob a forma de um resumo expandido escrito a partir da metáfora das redes para o XI Seminário Internacional as redes educativas e as tecnologias – docentes na resistência e na criação1, evento este popularmente chamado de Redes. A relação estabelecida entre a metáfora das redes e o evento Redes (2022) justificou o jogo de palavras que intitulou o referido resumo expandido: “Redes no Redes: enredando metáforas de formação docente” e que, agora, segue se entrelaçando nas linhas do presente texto. A essência do primeiro escrito permanece e ganha novos contornos neste artigo, despertando a compreensão dos processos de formação docente pelo viés metafórico, adentrando o campo das narrativas e colaborando para construções semânticas na área educacional. Para tanto, enredada nos fios teóricos de Josso, Gatti, Nóvoa, Pinheiro, Fontoura, Huberman e Marcelo, esta narrativa pretende retomar e dar continuidade ao estudo metafórico já iniciado, além de inspirar e gerar novas conexões acerca dos processos de formação docente.

Keywords : formação docente; redes; metáforas; narrativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )