SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número73O USO DA REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: O que dizem os licenciandos em ciências biológicas de uma instituição de ensino superior do MaranhãoFORMAÇÃO DOCENTE A DISTÂNCIA: um movimento histórico sob a perspectiva das teses e dissertações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

PINHEIRO, Laís Lemos Silva Novo  e  FONTOURA, Helena Amaral da. A METÁFORA DAS REDES NA FORMAÇÃO DOCENTE: enredando e (redes)cobrindo. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.351-359.  Epub 24-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.69766.

O presente artigo tem por objetivo desenvolver uma ideia, até então embrionária, uma vez que foi lançada sob a forma de um resumo expandido escrito a partir da metáfora das redes para o XI Seminário Internacional as redes educativas e as tecnologias – docentes na resistência e na criação1, evento este popularmente chamado de Redes. A relação estabelecida entre a metáfora das redes e o evento Redes (2022) justificou o jogo de palavras que intitulou o referido resumo expandido: “Redes no Redes: enredando metáforas de formação docente” e que, agora, segue se entrelaçando nas linhas do presente texto. A essência do primeiro escrito permanece e ganha novos contornos neste artigo, despertando a compreensão dos processos de formação docente pelo viés metafórico, adentrando o campo das narrativas e colaborando para construções semânticas na área educacional. Para tanto, enredada nos fios teóricos de Josso, Gatti, Nóvoa, Pinheiro, Fontoura, Huberman e Marcelo, esta narrativa pretende retomar e dar continuidade ao estudo metafórico já iniciado, além de inspirar e gerar novas conexões acerca dos processos de formação docente.

Palavras-chave : formação docente; redes; metáforas; narrativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )