SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número73A METÁFORA DAS REDES NA FORMAÇÃO DOCENTE: enredando e (redes)cobrindoDISCURSO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEO: nota sobre um inventário analógico de Julio Groppa Aquino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

DINIZ, Ercules Laurentino  e  BAPTISTA, Maria das Graças de Almeida. FORMAÇÃO DOCENTE A DISTÂNCIA: um movimento histórico sob a perspectiva das teses e dissertações. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.73, pp.360-371.  Epub 24-Ago-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.70118.

O fenômeno problematizado a seguir tem sido alvo das reflexões de diversos pesquisadores, como atestam as teses e dissertações ora discutidas. A formação de professores a distância caminha a passos largos e o objetivo deste artigo é evidenciar o movimento histórico, portanto, contraditório, que marca o processo em curso, sob a perspectiva das produções acadêmicas desenvolvidas em universidades brasileiras, durante as duas primeiras décadas do século XXI. Foram analisados 21 desses trabalhos desenvolvidos entre os anos de 2006 e 2021, tendo como amparo metodológico o materialismo históricodialético, a partir do qual o pesquisador é capaz de identificar as contradições do fenômeno abordado. Os resultados indicam, entre outros aspectos, a vertente democratizante da modalidade em questão sem negar, entretanto, as ações consideradas danosas à formação docente, a exemplo da massificação muitas vezes inerente aos cursos desenvolvidos nesses moldes. Acredita-se que as análises apresentadas contribuem para o planejamento de cursos a distância voltados à formação docente, uma vez que as experiências relatadas pelos pesquisadores foram desenvolvidas em diversos estados brasileiros e sob a orientação das mais variadas propostas, com destaque para a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Palavras-chave : formação docente; educação a distância; UAB.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )