SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número74POLÍTICAS CURRICULARES PARA LA DOCENCIA EN IBEROAMÉRICAENSEÑANZA, FAMILIA Y CURRICULUM: el vacío de sentidos para la enseñanza en la política curricular familiar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

OLIVEIRA, Marcia Betania de; LEMOS, Anaylla da Silva  y  CANUTO, Mônica Borbosa. O GLOBAL EDUCATION REFORM MOVEMENT (GERM) E A BNCC: performatividade para formação e práticas docentes. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.74, pp.10-22.  Epub 06-Dic-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.76015.

Neste artigo abordamos reformas curriculares como elementos das tentativas de controle da formação e de práticas docentes, articuladas a desempenho de boas práticas e a resultados de avaliações externas. Destacamos o Global Education Reform Movement (GERM), Movimento de Reforma Global Educacional, para o português, como parte da política de estímulo às reformas que atribuem sentidos de eficácia aos sistemas educacionais. Apontamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os desdobramentos para a sua implementação como parte de uma agenda global de educação, constituinte dessa rede de influência mundial, orientada/influenciada pelo movimento GERM. Enquanto perspectiva metodológica, com base em uma etnografia de redes, proposta por Stephen Ball, apresentamos os movimentos Todos pela Educação e Todos pela Base, e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e relacionamos GERM e formação docente, problematizando produções discursivas sobre bom professor e boas práticas. Com base em Ball (2014), acreditamos que as políticas de currículo sofrem investidas do setor mercadológico, em que as empresas privadas estão à frente desse processo de reformulação curricular. Tais reformulações curriculares, como medidas performáticas, buscam a centralidade e padronização da formação docente, além de aumentarem o processo de culpabilização do trabalho docente.

Palabras clave : global education reform movement; base nacional comum curricular; performatividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )