SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número74POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA A DOCÊNCIA NA IBEROAMÉRICADOCÊNCIA, FAMÍLIA E CURRÍCULO: o vazio de sentidos para a docência na política curricular familista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

OLIVEIRA, Marcia Betania de; LEMOS, Anaylla da Silva  e  CANUTO, Mônica Borbosa. O GLOBAL EDUCATION REFORM MOVEMENT (GERM) E A BNCC: performatividade para formação e práticas docentes. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.74, pp.10-22.  Epub 06-Dez-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.76015.

Neste artigo abordamos reformas curriculares como elementos das tentativas de controle da formação e de práticas docentes, articuladas a desempenho de boas práticas e a resultados de avaliações externas. Destacamos o Global Education Reform Movement (GERM), Movimento de Reforma Global Educacional, para o português, como parte da política de estímulo às reformas que atribuem sentidos de eficácia aos sistemas educacionais. Apontamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os desdobramentos para a sua implementação como parte de uma agenda global de educação, constituinte dessa rede de influência mundial, orientada/influenciada pelo movimento GERM. Enquanto perspectiva metodológica, com base em uma etnografia de redes, proposta por Stephen Ball, apresentamos os movimentos Todos pela Educação e Todos pela Base, e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e relacionamos GERM e formação docente, problematizando produções discursivas sobre bom professor e boas práticas. Com base em Ball (2014), acreditamos que as políticas de currículo sofrem investidas do setor mercadológico, em que as empresas privadas estão à frente desse processo de reformulação curricular. Tais reformulações curriculares, como medidas performáticas, buscam a centralidade e padronização da formação docente, além de aumentarem o processo de culpabilização do trabalho docente.

Palavras-chave : global education reform movement; base nacional comum curricular; performatividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )