SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número74DOCÊNCIA, FAMÍLIA E CURRÍCULO: o vazio de sentidos para a docência na política curricular familistaEMPRETECER O CURRÍCULO: por uma comunidade escolar [e não escolar] antirracista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CONTE, Elaine; TREVISAN, Amarildo Luiz  e  SANTOS, Fabiane Rodrigues dos. A FORMAÇÃO POLÍTICA E CIDADÃ DO PROFESSOR: luta pelo humano. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.74, pp.38-54.  Epub 06-Dez-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.75640.

O objetivo da discussão é realizar um mapeamento e discussão da produção sobre políticas e gestão da educação no Brasil e suas interfaces no campo da formação política de professores da educação básica. Para isso, analisamos o sentido das políticas e gestão emergentes na educação e, também, averiguamos as possíveis propostas contemporâneas para a formação política de educadores, lançando as bases teóricas de modos (trans)formadores de prática, na contramão do mundo capitalista neoliberal. O trabalho contempla algumas políticas da educação e os saberes que insurgem e se renovam no tempo presente, alimentando formas de (re)existência do ser professor. Em tempos de crise, a jornada do professor brasileiro da educação básica à pós-graduação é exaustiva e desvalorizada, exigindo ações imediatistas, rápidas e desconectadas de projetos conjuntos. A pesquisa hermenêutica contextualiza a atitude permanente de revisão de estudos, tendo como horizonte de criação as estratégias formativas conectadas às políticas educacionais. É inspirada na (re)construção de conhecimentos e referências do campo, buscando entender a experiência da formação política e cidadã do professor que estamos vivendo, para que seja possível abrigar a pluralidade do humano.

Palavras-chave : políticas educacionais; gestão escolar; formação política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )