SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue74THE POLITICAL AND CITIZEN EDUCATION OF THE TEACHER: fight for the humanPATHS AND CHALLENGES IN THE CONSTRUCTION OF THE PEDAGOGICAL AND CURRICULUM PROPOSAL FOR INDIGENOUS SCHOOL EDUCATION IN FACING THE IDEOLOGICAL INTENTIONALITIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SILVA, Luce Elena Diogo da  and  ROSA, Sanny Silva da. EMPRETECER O CURRÍCULO: por uma comunidade escolar [e não escolar] antirracista. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.74, pp.55-69.  Epub Dec 06, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.74776.

O entendimento da escola como uma comunidade amorosa nos provoca a imaginar e produzir um currículo antirracista. Empretecer o currículo significa quebrar estereótipos e produzir outros imaginários sobre a população negra, seja brasileira ou afrodiaspórica. Se a representação negra no currículo tradicional é marcada pela vitimização, submissão, subalternização ou pela exotização dessa população, reforçadas pelas datas comemorativas, a Lei n. 10.639/2003 possibilita forjar outras representações emancipatórias. Por ocasião dos 20 anos de promulgação dessa Lei, pretende-se discutir a possibilidade de empretecer o currículo para construir uma comunidade escolar [e não escolar] antirracista. Desde uma perspectiva epistêmica decolonial, o texto explora e se ancora nas proposições de bell hooks, inspiradas nas ideias freirianas, para pensar um currículo antirracista.

Keywords : Lei n; 10.639/2003; educação antirracista; pedagogia decolonial; políticas curriculares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )