SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue74PATHS AND CHALLENGES IN THE CONSTRUCTION OF THE PEDAGOGICAL AND CURRICULUM PROPOSAL FOR INDIGENOUS SCHOOL EDUCATION IN FACING THE IDEOLOGICAL INTENTIONALITIESCURRICULUM PROJECTIONS FOR TEACHER TRAINING IN THE IBERO-AMERICAN CONTEXT: some sparks made in Paraíba author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

MEDEIROS, Cíntia Aparecida Oliveira de  and  FIGUEIREDO, Marize Peixoto da Silva. POLÍTICA, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE: em torno das novas bases profissionais do saber-fazer. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.74, pp.84-94.  Epub Dec 06, 2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.76033.

O artigo focaliza os discursos das políticas de formação de professores brasileiras que têm constituído as novas bases profissionais do saber-fazer docente como uma suposta garantia de educação de qualidade. Orientado por contribuições teórico-epistemológicas da teoria política do discurso (LACLAU, MOUFFE, 2015) e por perspectivas pós-fundacionais de currículo (LOPES, 2015a; 2015b; 2017a; 2017b; 2018a; 2018b; LOPES, MACEDO, 2011), opera com a política de formação de professores como discurso, identificando a articulação de demandas pela qualidade do ensino e da aprendizagem para o alcance da educação de qualidade, que projeta sentidos de professor e de formação docente que tenciona desestabilizar, afirmando a radical contingência desses processos de significação. Nesse contexto discursivo, a prática docente assume centralidade, possibilitando o discurso da homologia de processos, em um projeto de formação que tem a pretensão de representar de forma transparente a prática docente futura, de controlar na totalidade os processos de significação da docência, não considerando as contingências que caracterizam as relações constituídas nos espaços de formação docente e nos espaços escolares.

Keywords : formação de professores; políticas curriculares; prática docente; teoria política do discurso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )