SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número74O BACHAREL-EDUCADOR NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICASA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NAS ESCOLAS DO CAMPO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CIRIACO, Klinger Teodoro  e  SANTOS, Cicero Augusto dos. PROFESSORES(AS) FORMADORES(AS) E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: elementos para um projeto formativo. Revista Teias [online]. 2023, vol.24, n.74, pp.124-143.  Epub 06-Dez-2023. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2023.74204.

Este artigo é fruto de uma investigação, de Iniciação Científica, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP (Processo N. 2019/10135-7), desenvolvida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no "Mancala - Grupo de estudos e pesquisas em educação matemática, cultura e formação docente" (CNPq). Objetivamos, com o presente trabalho, compreender percepções de formadores acerca da discussão de educação matemática na infância no currículo dos cursos de licenciatura em pedagogia que atuam e como concebem essa formação aos(as) futuros(as) professores(as) a partir de suas práticas profissionais. Para este fim, a abordagem metodológica foi de natureza qualitativa e os dados foram produzidos com base em entrevistas semiestruturadas com um professor e uma professora, ambos ensinam matemática na licenciatura em pedagogia, em instituições paulistas. A discussão teórica toma como referência estudos sobre a educação infantil, educação matemática na infância e o perfil de professores(as) formadores(as). Os resultados, decorrente das informações possibilitadas via entrevistas, constataram que os(as) formadores(as) afirmam que a licenciatura em questão necessita ampliar as discussões acerca do conceito de criança e das especificidades curriculares dos primeiros anos de vida em uma ampla relação com os pressupostos da educação da infância, isso porque consideram ser relevante perceber que não é papel da educação infantil escolarizar, mas sim pensar um currículo matemático mediado pelas interações e a brincadeira.

Palavras-chave : matemática na educação infantil; formação de professores; percepção de formadores..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )